8.5.21

Marketing não tem sentido pra mim

 


quando... não abrange diversas realidades.


Todo profissional de marketing vai dar dicas de acordo com o que ele/ela acredita, sua personalidade e sua experiência, cabe a nós dicernir o que nos serve ou não.

Essa pessoa não tem a mesma mente que você, não viveu as mesmas coisas e não tem a mesma rotina que você.

Então quando eu vejo posts dizendo 'faça isso e você terá isso", ensinando que marketing é uma simples conta matemática: "poste 2 vezes ao dia, reels 5 vezes por semana, 20 stories por dia, enquete as 9h da manhã, faça live toda semana e CRESÇA rápido", pra mim, não tem sentido.

O que me interessa no marketing vê-lo como uma ferramente que me ajude a entender meus objetivos, construir a minha própria ideia de sucesso e agir de acordo com a minha realidade para alcançar o que quero.

Conhecer um pouquinho de marketing me ajudou a pensar em estratégias de acordo com um conceito de resultado particular e não generalista.

Algumas pessoas querem vender mais, outras querem ter seguidores muito rápido, outras querem ganhar 100 mil em 7 dias. Mas isso não precisa ser o meu objetivo.

"Ah, mas você tá dizendo que não quer ter dinheiro, vender livros e ter mais pessoas acompanhando seu trabalho?".

Quero, mas não a custo de perder sono,o prazer em criar e chegar a um burnout por conta disso.

E no meu caso, pra minha mente e minha realidade, o ritmo exigido pra alcançar essas métricas no tempo que a maioria das pessoas colocam, não funciona pra mim.

As vezes que fiquei muito obceda com números de vendas e seguidores foi quando eu tive meu pior despenho, porque bom desempenho pra mim, não se trata mais de números, mas de estar feliz produzindo conteúdo.

Essa semana todos os meus posts tiverem menos de 100 curtidas, mas eu tive pessoas interessadas no meu livro todos os dias. Mas eu estou tranquila e feliz sabendo que postei o que eu me sentia bem. No momento, isso pra mim é um bom resultado.

A mentalidade punitivista que está sendo divulgada em muitos perfis de marketing não me agrada: "você está errando nisso, então você vai ser punido pelo algoritmo".

Hoje eu encaro essas dicas de marketing como um tinder "passo ou me interesso". Se eu me interessar, eu vou lá marcar um encontro, conhecer melhor, vê se funciona mesmo e se não funcionar, adiós.

Foi entendendo que meus posts precisavam ter um objetivo que eu consegui me senti melhor criando na internet. Eu pude trabalhar a atencipação do meu livro, o recurso do storytelling pra contar minha história e envolver as pessoas.

Eu acredito no marketing que você pode estudar pra se entender e não pra se perder.

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