5.8.20

Amoras - Emicida (RESENHA)

Amoras é um livro voltado para o público infantil, escrito pelo rapper Emicida, com ilustrações de Aldo Fabrini, lançado em 2018 pelo selo Companhia das Letrinhas.

Esta é uma leitura que encanta crianças e emociona adultos, ao mostrar a importância de criarmos um mundo em que crianças negras possam crescer valorizando quem são.

Num passeio pelo pomar, Emicida explica a sua filha sobre as amoras e diz "as pretinhas são as melhores que há". Com os olhos brilhando ela conclui "que bom, porque eu sou pretinha também!".

Ao ver alegria nos olhos da filha, Emicida resgata a história de ativistas negros como Martin Luther King Jr. e o líder Zumbi, emocionado pela luta destes sabendo que "nada foi em vão.".

Esse livro é sobre uma menina que reconhece sua negritude pela beleza das amoras e nos dá a esperança de podermos construir um mundo antirracista com mais experiências de beleza e reconhecimento afetivo para as crianças negras. Fico imaginando se quantos adultos hoje não gostariam de ter lido um livro desses quando crianças ou vivido uma experiência de vamlorização de si na infância. 

Numa sociedade em que crianças se descobrem negras pela dor da discriminação, Emicida nos propõe uma reflexão: e se crianças negras pudessem se reconhecer negras pela beleza de sua cor, dos seus cabelos, pelo amor?

Ao invés do bombardeio de imagens de crianças brancas na mídia, exaltadas como padrão de beleza (não só externa, mas ditas com "angelicais", e outros adjetivos de "superioridade"), é na natureza que Emicida encontra o paralelo para criar um mundo que valorize e empodere os crianças pretas. E o mais lindo é que é a própria filha dele que chega a essa conclusão ,ao que ele diz: "Me esforço para ensinar / mas foi com elas que aprendi".

O texto de Emicida é pura poesia, uma música que acalenta o coração. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...