31.1.21

Home Body (Meu corpo, minha casa) - Rupi Kaur

Rupi é uma escritora muito importante para o movimento mais recente de poesia de cunho feminista, por ter viralizado e chegado em muitras pessoas que inclusive não gostavam de poesia e mulheres que não se viam como feministas.

São poemas que falam de um lugar de dor, geralmente tratando de relacionamentos abusivos, abusos sexuais, sentimentos de baixa auto estima, mas ao mesmo tempo procuram construir uma rede de empatia e apoio para que mulheres consigam se inspirar e encontrar força em momentos de vulnerabilidade.

Outra caraterística da autora que têm muita influência em várias poetas contemporâneas é a construção do último verso do poema escrito em itálico e com um travessão. 

Na primeira parte do livro, chamado Mente, Rupi expressa com crueza os sentimentos de experiências traumáticas de abuso infantil e como isso leva à depressão, ansiedade e a sensação de deconexão com seu corpo. 

Por ter virado um fênomeno literário e ter inspirado muitas pessoas a escrevem sobre essas temas e até com o mesmo estilo, eu confesso que achei previsível toda a temática de Meu Corpo Minha Casa assim como a estética da autora. 


Por exemplo, o poema:



Você põe tudo a perder

quando não ama primeiro você

- e ganha tudo quando se ama



Me dá a sensação de já ter visto essa mesma frase muitas vezes. 

Não desvalorizo a pertinência de ainda trazermos esses temas para a poesia, acredito que sim é muito significativo encontrar uma voz que expresse dores que muitas vezes não temos coragem de falar. Mas por vezes eu achava desinteressante a maneira como isso era exposto, no entanto entendo a importância de também trazer uma escrita mais "direta" principalmente por Rupi ter aproximado tantas pessoas da poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...