2.3.24

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um homem” são responsáveis principalmente pela violência de gênero.


O livro tem o intuito de conscientizar sobre a criação do mito do que é “ser um homem” passando por várias questões como: homofobia, violência sexual, feminicídio, a ideia de que homem não chora e não pode demonstrar sentimentos, etc.


Busca desmascarar essa masculinidade tóxica 

mostrando alternativas para pensarmos em outras masculinidades, incentivando homens a agirem diferente e recusarem esse papel do “macho”, propondo que homens se tornem aliados das mulheres na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e não-violenta.


Com uma linguagem pessoal e direta, é interessante que JJ Bola como um homem negro traz para a discussão as questões raciais que vivenciou, mostrando que a masculinidade beneficia e prejudica homens brancos e negros de formas diferentes. 


E por fim, eu gosto da lucidez como o autor trata esse tema que é bem complexo e espinhoso, de forma muito didática. 


Ao final sugere inclusive 10 passos para começar a tirar essa máscara da masculinidade e me deixou até com um gostinho de esperança no final, de pensar que se mais homens lessem esse livro e QUISESSEM mesmo tirar essa pele de “homem” com todas as camadas grudadas na suas peles, o mundo poderia ser melhor para nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...