A data de 29 de outubro é marcado como Dia Nacional do Livro. Para celebrar quis trazer dicas de editoras e site que disponibilizam livros digitais de forma gratuita, pois o acesso à leitura é muitas vezes visto como se fosse algo elitista e relacionado a consumismo. Além disso, apresento duas editoras independentes focadas na publicação de mulheres e escritores lgq+ , e outra iniciativa de divulgação de literatura indigenista.
Editora Aliás: Durante a quarentena realizou o projeto chamado Zines de Temporada, com o objetivo de "fortalecer a literatura feita por mulheres durante o período de isolamento social motivado pelo Novo Coronavírus.". No site todas as zines podem ser lidas gratuitamente. Acesse aqui
Padê Editorial: A Cole-sã Escrevivências é um projeto de publicações de autoria lgbtqi, marjoritariamente negra. Os livros podem ser acessados no site em formato digital e podem ser comprados em formato físico em edições artesanais.
Biblioteca Digital do Centro de Trabalhadores Indigenista: o site disponibiliza diversos materiais entre livros, HQ, artigos a respeito dos Povos Indígenas.
Espero que tenham gostado das sugestões. Já conheciam esses sites?
Nenhum comentário:
Postar um comentário