6.4.20

[Resenha] Eles Não Usam Black - Tie - Gianfresco Guarnieri




A peça "Eles não usam bleque tai" (às vezes grafada "black-tie") traz a temática político-social dentro de um drama familiar. A história se passa numa favela e retrata a realidade dos moradores ao mesmo tempo em que mostra a organização de uma greve por parte de Otávio, morador do lugar e operário da fábrica próxima à comunidade. Tião, seu filho, também trabalha na fábrica, está preste a se casar com Maria, que está grávida dele. Tião não concorda com a greve, mas esconde isso do pai que não suportaria ter um filho "fura-greve". Pensando no casamento e no filho de Maria, ele planeja junto com um amigo não aderir aos planos do pai, por medo de perder o emprego. A peça narra essa tensão familiar, em que de um lado Otávio planeja uma greve e na mesma casa, seu filho planejar boicotar essa ideia, a medida que intercala cenas que mostram o cotidiano difícil das pessoas que vivem ali.

Romana, é esposa de Otávio, trabalha como dona de casa e parece estar sempre irritada pela dureza desse serviço. Ela está sempre comentando como faz tudo na casa, lava, cozinha, cuida de tudo sozinha. Algo que, a meu ver, é naturalizado como se fosse "trabalho de mulher". 

A peça trata de um assunto ainda interessante e atual: a exploração da classe trabalhadora. No entanto, dentro do contexto em que foi escrita, hoje esse tema pediria outra abordagem. Por exemplo, a questão da greve em fábricas. Infelizmente é um recurso raramente usado pelos sindicatos, hoje. As greves atualmente são mais comuns nos setores públicos do que privados, talvez a peça até mostre como hoje o trabalhador perdeu essa força de organização dessa época, a ponto de não acreditar mais tão ferozmente como Otávio, no poder da greve e da união.

Outra questão que aponto é que mesmo que a peça tenha um cunho político, acho que se perde no drama familiar. Algumas cenas, como as de Chiquinho, eu achei sem importância. E a briga entre pai e filho fica um tom um tanto fervoroso demais e o assunto político parece ficar em segundo plano, mesmo que a briga tenha sido motivada por uma questão política. Penso também que o personagem de Tião poderia ser mais complexo, do que apenas ser tratado como um covarde, entendo que na época esse era o pensamento da esquerda, mas a peça acaba ficando muito dualista, dividia entre quem é o bom ou o mal.

A questão da opressão da mulher como trabalhadora é algo ausente, Romana poderia ser uma personagem muito mais profunda, mas é reduzida a ser uma "dona de casa" como se isso não a fizesse também uma trabalhadora. Naquela época, creio que a esquerda não enxergava que as mulheres que trabalham em casa também faziam parte da classe trabalhadora e por mais que Romana denuncie a exploração que passa, não fica claro a rede de opressão na qual todos estão envolvidos: Otávio é explorado pelo patrão, e Romana é explorada pelo patriarcado, que dentro de casa é representado pelos filhos, todos homens, que em nenhum momento dividem com ela esse serviço, naturalizando o trabalho doméstico como função de mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

  Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um ho...