11.3.20

[Resenha] Mulher Mat(r)iz - Miriam Alves




MULHER MAT(R)IZ reúne diversos contos de Miriam Alves escritos ao longo de 23 anos. Alguns já haviam sido publicados na coletânea Cadernos Negros e muitos foram traduzidos para outras línguas. Este foi meu primeiro contato com a escritora e me encantei em diversas maneiras. O próprio título do livro já instiga ao propor o jogo de palavras entre Matiz e Matriz, lemos a mulher com seus diversos matizes e a mulher como origem, matriz. O desejo e o erótico habitam a prosa de maneira poética e marcante, tendo como foco a mulher afro-brasileira. "Abajur" o primeiro conto oscila entre passado e presente e tem um desfecho surpresa. "A cega e Negra" fala de uma amizade inusitada entre mulheres, cada uma excluída da sociedade de alguma maneira, encontrando força nessa união, revela também o racismo forte da nossa sociedade, como em vários outros contos "O mundo girava para todo mundo; para ela, travava"

"Alice está morta" narra um feminicídio da perspectiva do assassino, o mais pesado de ler.  Algo muito interessante é quando a autora desloca a ideia de que personagens negros terão que ser pobres. Existe a denúncia social, mas Miriam vai além e desconstrói esse imaginário em que a maioria das pessoas que retratam personagens negros escolhem: de que colocar uma pessoa negra como foco principal tem que ser como criminoso ou empregada doméstica para poder revelar as dores do dia a dia. 

As personagens de Miriam são bem sucedidas, moram em apartamentos, compram calcinha nova, viajam de avião e são lindas, sem serem sexualmente objetificadas. "Os olhos verdes de esmeralda", outro muito pesado, denúncia o racismo, machismo e lesbofobia juntos, interseccionalizando as opressões. Em "O retorno de Tatiana" a ancestralidade e os poderes dos orixás são elevados como resgate de si de autoconhecimento da personagem, é belíssimo. "Um só gole" é um monólogo interior do desespero, uma personagem quer morrer ao mesmo tempo em que busca se agarrar a algum sentido pela vida. 

Miriam conta suas histórias por diversos pontos de vista, os contos trouxeram para mim temáticas inovadoras na literatura brasileira, terminei o livro com a alegria de ter conhecido mais uma escritora maravilhosa e de ter uma preciosidade da nossa literatura comigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...