24.3.20

[Comentário] Objetos Sólidos - Virginia Woolf (Conto)



No conto, dois jovens amigos, Charles e John, caminham na praia quando John encontra um caco de vidro verde enterrado na areia e a partir daí cria uma obsessão por caçar objetos quebrados de formato estranho. O conto é narrador em terceira pessoa e narrador se coloca como uma câmera, observando a cena de longe, as primeiras frases descrevem a praia e apenas dois borrões não identificados, e como se fosse dando um zoom, vai aos poucos se aproximando dos personagens, construindo-lhes a silhueta, colhendo frases soltas, e depois adentrando em suas subjetividades. O diálogo não é completamente descrito, apenas uma frase "Dane-se a política", dita por John.
John é um jovem político candidato a representante do parlamento; a frase "dane-se a política" já mostra um sinal de uma insatisfação que vinha se acumulando dentro do personagem.
Aos poucos, John não persegue somente qualquer tipo de caco encontrado na rua, mas se interessa por pedaços de vidros que tenham formas estranhas: "descuidou-se de suas obrigações, talvez, as cumpria de um modo por demais desatento, ou então seus eleitores quando o visitavam, viam-se desfavoravelmente impressionados pelo aspecto de sua lareira".
Em cima da lareira é onde John coloca os objetos que encontra, formando uma fileira esquisita de pedaços de lixo "sem significado" para os outros.
O título Objetos Sólidos e a procura por restos quebrados de louças e vidros, pra mim, sugere um apartar-se de uma vida sem propósito, John se torna um colecionador de objetos sem utilidade, ao mesmo tempo ele gosta de olhar em cima de sua lareira aquela fileira que coisas que um dia foram inteiras, e agora são cacos, talvez como se estivesse observando sua própria vida. Também nos faz refletir sobre a própria solidez dos objetos, mesmo em pedaços, em contraste com sua vida. A fragilidade de um objeto que se rompe parece também ser uma metáfora para as relações interpessoais, já que Charles e John vão se distanciando com o passar do afastamento de John da vida pública.
Também compreendi como sendo um conto sobre uma crise existencial e o rompimento de uma vida aparentemente normativa, na busca por se encontrar, mesmo diante de seus cacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...