18.3.20

Como eu organizo as minhas leituras


Me considero leitora desde os 14 anos, mas só vim começar a organizar mensalmente e anualmente as leituras há uns 3 anos, e até hoje não cheguei num método totalmente rígido, o fato é que não consigo mais ficar sem planejar o que vou ler. Resolvi escrever como faço e vou sendo como posso (parafraseando Novos Baianos), pra quem desejar planejar suas leituras também:

anualmente

Eu sou do tipo que AMA  fazer listas do que quero ler no ano, tem gente que não gosta e tá tudo bem! Não quer dizer que essa pessoa é desorganizada, mas segue uma ordem mais intuitiva. Algumas lições que fui aprendendo é: não comece todo desafio literário que você encontrar por ai. Porque você não vai dar conta, seja seletiva e veja o que realmente se faz necessário na sua vida você participar, ou pode começar e desistir sem cobrança! 30 dias grátis e ta tudo ok. Ninguém vai dar conta disso. Então vamos lá:

Primeiro: Use um caderno de organização de leitura. E em cada página faça os passos seguintes:

Passo 1: Escolha da sua estante 10 livros que você quer ler no ano - se forem todos grandes, escolha apenas 6 ou varie entre 5 grandes e 5 pequenos. Se quiser, delimite um mês para cada um, ou não, você pode deixar para "sentir" naquele mês qual você vai escolher. Mas olhar para sua estante e escolher esses 10 ajuda também no impulso de comprar mais. Escreva uma página com o títulos "10 livros para ler em 2020". Por que não 12? Porque você pode ter uma margem de tempo maior se não conseguir terminar um por mês.

Passo 2: Liste os clubes ou desafio que você quer participar. Use no caderno uma página para cada clube ou desafio e liste os livros. Nos desafios você pode ter a liberdade de escolher as leituras em qualquer ordem, pode começar pela categoria 5 por exemplo. Escolha desafios que contemplem os livros que você já tem na estante, para que você possa evitar gastar muito. Vá em bibliotecas também!!

Passo 3: Se não quiser participar de nenhum clube ou desafio, faça o seu próprio. Eu fiz o meu desafio pessoal que é "Zerando a Estante", em que seleciono 6 livros encalhados em categorias divertidas para me fazer lê-los. Você pode criar o seu!

Passo 4:  Planeje mensalmente, Depois de fazer essas páginas de listas, agora é organizar por mês. Escreva em uma folha o nome do mês e liste uma suposição dos livros que você está com vontade de ler aquele mês, fazendo isso você pode ter controle de colocar livros mais longos e alguns curtos. Você pode fazer isso a cada final anterior ou começo do mês atual.

Passo 5: Conhecendo seu ritmo. Quando você já sabe seu ritmo de leitura, tudo flui melhor. Se você acha que consegue ler um livro de 150 páginas em 1 semana, ou sabe que precisa de duas, você pode organizar melhor as leituras do mês e definir prazos. Lembre-se que esses prazos são só pra te ajudar a se organizar NÃO SÃO REGRAS, se colocou no papel que iria terminar tal livro em 10 dias e não deu certo, tudo bem! Não precisa se sentir mal, ou se cobrar demais!

Passo 6: Lendo vários livros ao mesmo tempo. Tem gente que só lê um por vez, eu prefiro ler vários, mas estou agora tentando só até 3. Eu divido as leituras por nível de dificuldade. Levo sempre comigo um livro de leitura leve, geralmente um romance curto ou livro e contos ou biografia e leio em intervalos ao longo do dia, ou no ônibus - quando não está chacoalhando tanto. Reservo livros de poesia para ler antes de dormir, (tem gente que prefere pela manhã). E um livro teórico/de estudo para ler em casa ou tiro um tempo na biblioteca. É mais ou menos assim que faço. 

Penso agora que claro, essas dicas são meio direcionadas para pessoas que já tem um hábito de leitura, para pessoas que querem começar a ler mais, pensarei como escrever em outro texto.

Se gostaram das dicas, comenta aqui e compartilhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...