15.12.19

Livros para 2020



Pensar em livros para o ano que vem é quase um hábito comum para quem tem algum perfil literário a internet, esse momento aparece de diversas formas, por meio de desafios literários, clubes de leituras ou na escolha de um livro para ler por mês (12 livros no ano). 

Eu confesso que antes de ter um perfil no Instagram eu não fazia essas listas do que ler no próximo ano, mas selecionava mentalmente, porém, foi um hábito que gostei de manter, tem seus prós e contras, mas me agrada, essa é a minha escolha depois de avaliar ano após ano que fico empolgada por esse momento.

Os contras, é quando as pessoas encaram isso como uma obrigação desmedida e começam a sofrer caso não cumpram metas ou desafios, ou até quando se comparam a perfis "famosos" que se propõem a manter essas metas e se sentem menores por não fazer a mesma coisa. 

Existe algo que as pessoas na internet precisam se livrar DE VEZ em 2020 que é: parem com a padronização de comportamento!!!

Qual é a grande vantagem da internet se todo mundo falar igual, tirar foto igual, pensar igual, se comportar igual, ler tudo a mesma coisa? O fato de ser bacana encontrar pessoas com interesses em comum aos seus ou que ver uma dica ali ou acolá que seja interessante e você querer fazer ou o contrário, alguém que leu algo porque você comentou é bacana ATÉ CERTO PONTO. Isso não precisa acontecer toda hora e com tudo da sua vida! Vamos manter nossas individualidades, procurar coisas por nós mesmos, discordar de certos hypes, não ler todos os lançamentos - por exemplo - só porque 35 influencers estão falando dele - não precisamos participar de todo os desafios literários e principalmente, não precisamos ser igual a ninguém!! 

Vamos criar um filtro do que realmente combina com a gente, se encaixa na sua rotina e seja algo que vá realmente ser BOM pra sua vida, algo que vai te tornar mais feliz mesmo de alguma forma. 


Vocês já sabem a essa altura do campeonato que tudo na internet funciona justamente pra fazer nós queremos ser igual aos outros e dai, algumas pessoas recebem dinheiro pra fazer você acreditar que só pode ser feliz se for daquele jeito né? Então, como a gente continua por aqui sem cair nessa casa de banana? Como a gente mantém nossa essência, e usa a internet ao invés de ela usar a gente?

Primeiro passo é se conhecer, e com isso você vai saber o que é mesmo PRA você OU só algo que estão te convencendo que vai ser bom pra você. Depois é não usar a internet como válvula de escape para tristeza ou frustração: to triste e deprimido e perdido na vida vou na internet e vejo a vida de pessoas que parecem felizes, bem sucedidas e confiantes - o que meu cérebro pensa? eu preciso DAQUELA vida pra ser feliz.

Eu já passei por isso, parece ótimo ser bookgram ou booktuber e não precisar se preocupar em comprar nada porque você ganha tudo das editoras, dai você pensa: nossa, quero ser um produtor de conteúdo também, descobri a profissão da minha vida. De repente tá todo mundo se colocando como produtor de conteúdo e indo numa corrida maluca de competição e algoritmos. Foi aos poucos que fui percebendo que ter um perfil literário é um hobby e vai continuar sendo, que não é meu grande sonho de vida ter uma estabilidade financeira com isso, que meus sonhos são outros e o tempo que eu tenho que é pouco precisam ser voltados para isso, e aqui é um espaço para relaxar, compartilhar e ver coisas boas sobre esse mundo que eu amo: os livros. 

É um espaço que me trouxe mais consciência como leitora e da importância da literatura na minha vida, que me motiva a ler mais, mas que precisa ser de forma consciente e de acordo com o meu tempo para isso, que me trouxe conexões com pessoas do Brasil todo, mas que no fundo é uma parte pequena de mim e eu quero que continue sendo. 
.
Já tive sim um pico consumista e de depressão com o Instagram por entrar nessa de me comparar, me sentia depende de likes e de aprovação dos outros, etc. Mas 2019 foi o ano da tomada de consciência de quem eu sou e de quem eu quero ser. 
.
Foi importante estar aqui pra pensar em como me organizar melhor, parar de comprar tanto e ver estratégias para valorizar minha estante ao invés de querer sempre mais. E fazer listas do que vou ler em 2020 foi uma das estratégias, da melhor forma possível e não como competição ou obrigação. 
.
Tenho sim vontade de comprar vários lançamentos, assinar clubes literários, mas se conhecer é importante pra saber que esse não é o momento agora e talvez nunca seja porque não é uma obrigação passar por isso. 
.
Os livros devem ser sempre sempre sempre pontes, de você consigo mesmo, e com os outros, e jamais prisões, não vamos transformar esse universo lindo da literatura em um sistema que vai adoecer pessoas, para 2020 se conheça e nesse caminho admire pessoas como um alguém único que você sem precisa ser espelho de ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...