Quem foi Brecht?
Bertolt Eugen Friedrich Brecht, poeta, prosador, dramaturgo c
teatrólogo alemão, nascido a 10 de fevereiro de 1898 em Augsburg,
faleceu a 14 de agosto de 1956 em Berlim.
Com 16 anos de idade começou a escrever as primeiras poesias
e contos, que se publicaram em jornais. Depois tornou-se crítico teatral, dramaturgo do teatro em Munique, e, em 1924, dramaturgo do "Teatro Alemão"
em Berlim, sob a direção de Max Reinhardt.
A agressão é para ele finalidade
em si, fazendo dela um método, não querendo o drama em si, mas a
forma artística adequada em favor da demonstração convincente para
fins de seu niilismo. Assim, para Brecht teatro e palco não significam
diversão teatral. Em conseqüência disso, a construção de suas peças
não é uniforme, mas representa somente sequências de imagens, muitas
vezes sem ação, intercaladas com "songs", música a jazz, projeções de slides, vozes de alto-falantes. provindas de faixas e cartazes que demonstram
a situação do homem e da vida, na sua miséria, dependência
a poderosos, na sua maldade e perversidade. Cartazes como
"O homem c ordinário", "O mundo é pobre, o homem é mau" c
"Comer primeiro, depois a moral" mostram a concepção niilista de
Brecht. O emprego desses recursos e da técnica no palco, Brecht não
os inventou, mas copiou e aperfeiçoou, graças ao teatro político de
Erwin Piscador.
A obra
dramática de arte para ele não é mais o prazer de sentimentos, mas
a instrução, não o permanecer em passividade, mas o despertar da
atividade, o caminho livre a decisões. Com isso, transforma o palco em sala de aula, onde se deve demonstrar a maneira marxista, e escreve
para o teatro épico peças didáticas
A teoria do teatro épico de Brecht pode ser denominada teoria do teatro de parábola, consiste na apresentação de um acontecimento por meio de imagens dramáticas. Nessa teoria, a ação não tem mais o desenvolvimento da tensão, com o ponto culminante de um conflito, até à catástrofe, mas a montagem de situações à maneira épica, com intercalações diversas, com a finalidade de fazer comentários a favor da ação. Assim, o teatro é uma simples função a serviço da instrução política e da ativação do proletariado.
A forma drámatlca do teatro:
A teoria do teatro épico de Brecht pode ser denominada teoria do teatro de parábola, consiste na apresentação de um acontecimento por meio de imagens dramáticas. Nessa teoria, a ação não tem mais o desenvolvimento da tensão, com o ponto culminante de um conflito, até à catástrofe, mas a montagem de situações à maneira épica, com intercalações diversas, com a finalidade de fazer comentários a favor da ação. Assim, o teatro é uma simples função a serviço da instrução política e da ativação do proletariado.
A forma drámatlca do teatro:
É ação.
Envolve o espectador na ação.
Consome-lhe a atividade.
Possibilita-lhe sentimentos.
Proporciona-lhe acontecimentos.
O espectador é submerso em
alguma coisa.
Trabalha-se com sugestões.
Os sentimentos são conservados como naturais.
O espectador está no interior
da ação, participa.
O homem é suposto conhecido.
O homem é imutável.
Interesse apaixonado pelo
desfecho.
Uma cena é causa ou efeito
da outra.
Desenvolvimento linear
(orgânico).
Evolução continua.
O mundo como é.
O homem como dado fixo.
O pensamento determina o ser.
Sentimento.
A forma épica do teatro:
É narração.
Faz dele um observador.
Desperta-lhe a atividade.
Exige-lhe decisões.
Proporciona-lhe conhecimentos.
O espectador está diante de alguma
coisa.
Trabalha-se com argumentos
Os sentimentos são elevados até a tomada de consciência.
Os sentimentos são elevados até a tomada de consciência.
O espectador está de frente, analisa.
O homem é objeto de investigação.
O homem se transforma e pode
transformar.
Interesse apaixonado pelo desenvolvimento.
Cada cena existe por si.
Desenvolvimento retilíneo
(montagem).
Saltos.
O mundo como será.
O homem como processo.
O ser social determina o pensamento.
Nos ensaios para as apresentações. Brecht propõe três constelações auxiliares que podem servir para um distanciamento das falas e das ações de seus personagens:
Nos ensaios para as apresentações. Brecht propõe três constelações auxiliares que podem servir para um distanciamento das falas e das ações de seus personagens:
a transposição do texto a ser falado
para a terceira pessoa do singular;
a transposição para o tempo passado;
a dicção do texto de instruções c comentários.
Esse efeito de
distanciamento (Verfremdungs-Effekt) tem sua origem na arte da
representação chinesa, e baseia
na neutralização absoluta dos meios c expressões tradicionais.O recurso do distanciamento tem como objetivo impedir a existência de "campos
hipnóticos" entre o palco e auditório. O autor só deve despertar a
reação do espectador, não deve provocar sentimentos dele, evitando,
assim, a completa identificação com o personagem que representa.
Com isso. Brecht combate a tradição aristotélica e a concepção de
Schiller sobre o teatro como instituição moral.
A música para Brecht: Na ópera dramática está colocada ao serviço, realça, impõe e ilustra o texto, descreve uma situação psicológica, enquanto a música da ópera comunica, comenta e pressupõe o texto, e, finalmente, toma uma posição e indica um comportamento
A música para Brecht: Na ópera dramática está colocada ao serviço, realça, impõe e ilustra o texto, descreve uma situação psicológica, enquanto a música da ópera comunica, comenta e pressupõe o texto, e, finalmente, toma uma posição e indica um comportamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário