4.9.18

[conversa de terça] 7 clichês que estão funcionando ou nunca pensei que diria isso



Caraca, tava respondendo um comentário e percebi que tenho quase dois anos até chegar aos 30... Mas não era isso que queria falar. Era só pra aumentar o clichê dessa postagem,

Bom, desde a semana passada eu tenho refletido muito sobre alguma mudança que eu sentia que precisava fazer na minha vida (e hoje vi um vídeo de tarot do meu signo e dizia isso tb - mais cliché ainda), pois estava me vendo desmotivada pra tudo e bem.. sendo bem sincera comigo mesma, resolvi que não queria desistir agora da.. vida, das coisas, dos sonhos, mas estava agindo como se tivesse desistido. Esse sentimento oscila bastante, mas estou mentalmente mais empenhada em terminar algumas coisas e alcançar outras. Algumas coisas são: terminar a faculdade , alcançar outras são: um emprego. O velho pensamento da vida adulta, chegou """""tarde"""" mas chegou. Este ano eu fui começando a sentir alguns incômodos e decidi que precisava fazer algo pra me sentir bem, ou ao menos tentar. Algumas metas apareceram no caminho mas eu não me senti pronta pra isso, ao mesmo tempo racionalmente eu PRECISAVA estar pronta. Primeiro, apareceu um concurso público para professor do estado e a segunda coisa é que eu comecei a vislumbrar a luz do fim do túnel que é me graduar. Acho que numa mistura de medo de falhar e medo de conseguir eu fiquei Agosto inteiro meio fingindo que nada disso estava acontecendo. Medo de conseguir passar no concurso porque pra mim ser professora é uma grande responsabilidade e confesso que estou com medinho de tudo isso.  Medo de não passar, pois obviamente falhar sempre dá medo. Medo de me formar porque espera-se que imediatamente eu tenha uma vida brilhante (mesmo eu fazendo Teatro e na verdade ninguém espera nada), medo de não me formar nunca - risos- ou demorar mais do que planejei (já vou passar um ano a mais sem culpas, é verdade esse bilete). 

Concurso/Faculdade/Leituras avulsas - como que dá?

Taquita um artigo científico essa postagem. Bem, pedi a isenção do concurso, pelo menos se der merda não gastei  muito dinheiro, porém não me via estudando pra isso, sempre detestei a ideia de ser "concurseira" ou ficar bitolada com esse negócio de "seja um vencedora". Mas creio que esse afastamento revelava sim uma baixa auto-estima em não achar que pudesse - não vencer - mas sonhar e realizar algo. Com isso fui me aproximando de blogs de organização, e até li um livro de auto ajuda famoso chamado "O Milagre da Manhã", com muitas ressalvas e sempre bem crítica pois meu jeitinho, eu consegui extrair coisas boas pra mim. 

As referências foram: 
  • o tal livro do Milagre 
  • a newsletter da Ana do blog Eu, organizado (ela manda pro seu email um texto toda segunda com conversas que abrem a mente pra você que tá querendo sair do caos da vida haha)
  • Alguns vídeos de "como estudar pra concurso" no youtube (procure vídeos de no max 15min se possível acelere a velocidade)
Assim, juntei tudo em 7 dicas pra mim e pra você. Eu nunca pensei que diria tudo isso que vou dizer nessas dicas, mas é aquela coisa: vai que né.



1. acordar mais cedo - adaptando para meu estilo de vida: 


o tal do livro do milagre diz isso de acordar cedão e tem todo o clube de 5 horas da manhã e tal. Eu acordava geralmente às 9 com muito sono. No livro ele diz que já no primeiro dia você vai acordar as 5 automaticamente cheio de energia de vida (hahaha vai nessa). 

Como foi comigo: na Segunda, ontem eu acordei pela hora da morte às 6:40, passei a manhã com sono e dormi depois do almoço. Já hoje foi melhor, acordei as 6:10 com os cachorros da vizinha latindo e resolvi me levantar logo. Mas algo não tava dando certo. pois não era só acordar, eu precisava ser mais objetiva, determinada e ter um foco para aquela manhã, o que eu só entendi hoje vendo um vídeo sobre passos para ser aprovada e tal e o cara dizia isso. Então passei um tempo escrevendo post-it pra colocar na parede e lembrar que eu tinha que acordar e seguir aqueles passos - até me acostumar com o ritmo. Pois mesmo acordando as 6:30, na segunda eu só fui sentir alguma motivação mesmo quase 10h - ou seja - meu horário antigo. 


O texto da Ana também me ajudou a delimitar um tempo pra essa preparação (é o terceiro passo dela - reserve um tempo para si, basicamente a mesma ideia de O Milagre da Manhã, que é tirar um tempo para se preparar para os afazeres do dia, ela indica 20 minutos, o autor do livro 30 min - existe uma adaptação também) . 


Escrevi que minha rotina será (Silêncio, Reler objetivos do dia, Exercícios físicos 20 min, Banho, Comer). A ideia que penso é apenas colocar o relógio para cronometrar 30min e ir seguindo essa rotina no fluxo - AH - NÃO LIGQUE O WIFI (a ideia é que desligue antes de dormir também).

Um cara de um vídeo indica desligar o wi-fi a manhã toda, o que irei aplicar nos dias que for ficar em casa estudando. Mas cê que sabe, eu precisei levar na cara pra entender que isso é necessário mesmo!


Que aconteceu na segunda e hoje, eu acordei cedo, blz mas me perdi nos meus objetivos. Então se você não acordar com algum objetivo claro não vai funcionar isso de acordar cedo. Essa é a segunda dica da Ana na newsletter de segunda. Elencar 2 ou 3 objetivos na noite anterior para o dia seguinte. E ah não precisa ficar postando no story que acordou, acho que isso me distrai na real.


Como esse post já ficou bem grande, vou deixar para escrever sobre os próximos passos em outro. Pois eu tenho umas coisinhas pra estudar! Espero que essa conversa clichêzinha tenha ajudado alguém. 


2 comentários:

  1. Ameeeei o seu texto (e o seu blog também!) Virei seguidora!
    Eu também gosto de escrever (meu blog está parado), mas fique a vontade para ler ♥
    www.tataescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...