19.5.20

3 filmes feministas




Cinco Graças:

O filme conta a história de cinco jovens irmãs, órfãs num vilarejo na Turquia, a mil quilômetros de Istambul que passam a sofrer os rigores de uma disciplina rígida, conservadora e castradora. No entanto, Cinco Graças não é um filme pessimista e passa uma mensagem de esperança, luta e coragem.






O documentário analisa como a mídia sensacionalista explorou o caso de feminicídio de Eloá Pimental de 15 anos, cometido em 2009 por Lindemberg Alves de 22. O crime foi amplamente difundido pelos canais de TV e o documentário traz uma crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres.





O documentário é resultado de um experimento social onde, durante a semana da mulher, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro para coletar depoimentos de mulheres que já foram vítima de algum tipo de assédio. Ao todo, foram 140 relatos de mulheres de 15 a 84 anos, de zonas nobres ou periferias das duas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...