1.10.19

Calibã


Este livro é revolução. Este livro é uma bomba jogada no seu cérebro. É um punhal no peito e ao mesmo tempo um megafone em chamas. Esse livro te sacia e te deixa faminta ao mesmo tempo.
Peço desculpas porque agora não vou poder trazer dados catalográficos e biográficos para incrementar esta resenha.
De onde surgiu este ódio coletivo às mulheres? De onde surgiu esse ódio mútuo que nos alimentou tanto tempo? De onde surgiu a culpa? A proibição? Imagina que séculos depois de uma tentativa em massa de extermínio das mulheres, uma mulher se ergue para não deixar que essa História caia no esquecimento. Não podemos esquecer. Depois dessa tentativa em massa de silenciamento, do outro lado do mundo, um coletivo de mulheres se une para trazer esta obra aos brasileiros. Este livro é uma revolução. Ao lê-lo me sinto parte disso. Parte da consciência do que aconteceu com as mulheres que vieram antes de mim e tento pelo menos entender porquê as coisas são assim. Não há só uma resposta, claro. O caminho que Silvia percorre é uma das razões, são muitos o fatores para tentar explicar a condição irracional que mulheres vivem, mas este livro é um grande começo. Sei que existem mil e um livros para ler antes de morrer, mas coloque agora esse na lista e se possível deixe-o furar a fila.



P.s. colagem inspirada no perfil @liefalei


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

  Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um ho...