30.7.18

[conversas] Reprimir machismo é um avanço




Quando alguém diz pra não julgar a literatura ou a arte de um ponto de vista ideológico, querido, ele já ta empurrando uma ideologia, mas no caso a dominante.

sobre a colocação de Mario Vargas Llosa

"em pretende julgar a literatura – e creio que isto vale em geral para todas as artes – de um ponto de vista ideológico, religioso e moral sempre se verá em apuros. E das duas uma: ou aceitam que essa atividade esteve, está e sempre estará em conflito com o que é tolerável e desejável a partir de tais perspectivas, e portanto a submetem a controles e censuras que pura e simplesmente acabarão com a literatura, ou se resignam a lhe conceder aquele estatuto de cidadania que poderia significar algo parecido a abrir as jaulas dos zoológicos e deixar que as ruas se encham de feras e alimárias."

no caso ele estava atacando o feminismo dito por ele "radical", como se o machismo fosse algo indecente e não aceito na sociedade, ah vá, se tem algo que é muito bem aceito na literatura e nas artes é o machismo. Esse tipo de pensamento tenta confundir revolução com repressão moral, religiosa, quando tanto a moral dos bons costumes como a religião aceitam e apoiam o machismo. Agora estão querendo nos convencer de que feminismo é "politicamente correto" de forma pejorativa como se o papa fosse feminista, como se a santa igreja católica fosse feminista, como se fazer o correto para as mulheres seria destruir a humanidade, ou como ele mesmo disse, destruir a literatura. Ou será que então o Sr. Llosa não está apenas assumindo o quão danoso a literatura foi ao longo dos séculos para as mulheres, para a imagem que temos hoje das mulheres? Por que se criticar a literatura pelo viés feminista é acabar com a literatura, então algo muito estranho foi construído ao longo dos anos. Sem contar que ele descarta totalmente o trabalho de feministas que fazem literatura e da melhor qualidade. Tá querendo dizer que a busca pela libertação da opressão da mulher tão bem representada pela arte que que homens fazem seja algo "careta" e "politicamente correto". Tá dizendo que agora por conta do feminismo os homens estão com medo de se expressar? Imagina ser mulher desde que o mundo é mundo, seu Vargas Llosa, pra você saber o que é medo.

como fiz a maravilhosa Adelaide Ivánova aqui é anarcobucetismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...