5.4.18

[Impressão] O Coração é um Caçador Solitário, Carson Mccullers

The Heart is a lonely hunter foi publicado em 1940, e é o primeiro livro da estadunidense Carson Mccullers e uma das mais brilhantes estreias que a literatura mundial presenciou, por certo.

A escrita de Carson é assim, uma punhalada e um afago, te deixa sem ar e afrouxa o nó da gravata, te coloca no colo e por outros momentos apenas te deixa na sarjeta, se perguntando o por quê e sem respostas, no frio, com seu coração solitário na mão.

O coração treme.

Mick Kelly, Singer, Biff, Dr. Coopland, Jake Blount são os personagens centrais da narrativa e Solidão é o espirito vagando no interior de cada um deles, costurando seus corações com uma agulha  pungente.

O Coração sangra.

Carson conseguiu nesse romance unir todos os sonhos, todas as utopias, todos os desejos mais íntimos dessas criaturas de papel dando a eles um sopro de vida que faz o leitor ser capaz de identificar os personagens em pessoas reais, ou em si. Eu me vi um pouco como Kelly, como Blount, como Coopland. Vi meu padrasto, meu pai, minha vizinha... vi até mesmo algum eu que eu não tinha chegado a tocar a campanhia e perguntar "ei, você ainda está ai?".

Cada capítulo é tão bem construido, tão bem estruturado, Carson coloca o leitor na ponta de sua caneta e o conduz extamente para onde ela quer. É possível perceber uma certa curva que ela desenha em alguns momentos. Começa assim, tudo parece muito normal, um dia comum, um dia qualquer, pessoas felizes, mas sabe quando você tá deitada e tem aquela mosca que não te deixa em paz? Carson causa essa sensação, tudo é como um dia bem ensolarado, mas com nuvens cinzas passando de vez em quando avisando uma temestade chegando; tudo parece muito normal, só pra que de repente você veja lá de longe um tornado chegando até você, e não há como evitar, a história já foi escrita. Muitas vezes fechei o livro e fiquei "nãaaaaao, que merda que merda que merda", não adianta chorar, era o que o rosto de Carson me dizia, estou só retratando a vida.

Talvez vocês queiram saber quem são essas pessoas e o que se trata a história. Eu tenho muita vontade de falar ao mesmo tempo queria só te dizer, "Leia". Mas ok, eu irei apresentar meus novos vizinhos. Numa próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...