23.7.13

últimos trechos de 'uma espiã na casa do amor'

Finalmente terminei a leitura de 'uma espiã na casa do amor' e as últimas páginas foram tão arrebatadoras quanto o começo do livro. Digamos que eu não mudei por conta de Anaïs, mas este livro me fez compreender melhor toda a minha incompreensão, me fez me entender um pouco mais, me aceitar até. As dúvidas e crises da personagem se assemelham muito com as minhas atuais, então a todo tempo senti Anaïs falando para mim, me acolhendo, me fazendo entender tudo que estou passando. Para sempre meu agradecimento à esta escritora fantástica.



[...] Ninguém iria aplaudir quando ela fosse bem-sucedida por causa de sua engenhosidade em derrotar as limitações da vida.

"Mas quando ela queria terminar um papel, tornar-se ela própria de novo, a outra se sentia imensamente traída, e não apenas lutava contra a alteração, como também ficava furiosa com ela."

[...] Realmente uma mulher dividida, uma mulher dividida em incontáveis silhuetas [...]. A cada ano, assim como uma árvore apresenta um novo anel de crescimento,  ela deveria estar apta a dizer:
- Alan, aqui está uma nova versão de Sabina, acrescente-a ao resto, misture-as bem, firme-se nelas quando abracá-la, segure-as todas de uma vez em seus braços, caso contrário, divididas, separadas, cada imagem viverá vida própria e não será uma, mas seis, sete ou oito Sabinas que às vezes caminharão em uníssono, por um grande esforço de síntese, às vezes separadamente.[...] Seria um crime procurar casar cada Sabina com um conjugue, combinar cada uma em turnos com uma vida diferente?

"Eu tive vocação. Apareceu bem cedo na minha capacidade de enganar a mim mesma."

"- Não sei o que estou preservando da detecção, exceto talvez o fato de me sentir culpada por vários amores, por muitos amores em vez de um único.
- Mas isso não é nenhum crime. É apenas um caso de amores divididos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...