29.6.22

Eu estou lendo errado e provavelmente você também

Esse título super chamativo não quer dizer isso de verdade, é só porque sempre quis fazer uma manchete dessas haha

Mas mesmo assim, eu sinto que estou numa relação estranha com a leitura.

Desde que comecei a postar com mais frequência no Instagram e seguir tendências de perfis literários como: desafio de 12 livros para ler no ao, contar os lidos do ano, contar os lidos do mês, participar de maratonas literárias ou desafios. Coisas que são legais, aproximam os leitores na internet, mas começaram a engessar minha relação com a leitura.

Veja bem, eu não estou criticando essas ações de jeito nenhum, não estou dizendo que é errado ninguém propor essas brincadeiras, estou apenas falando que comigo, isso começou a não ser mais tão legal. 

Porque eu sentia que não estava mais em relação com a leitura e sim com o tempo de leitura, de alguma forma, parecia mais importante saber se eu ia conseguir ler tantas páginas em certa quantidade de tempo do que o que o livro estava me falando.

Esse ano isso ficou mais forte, eu não tava conseguindo lembrar muito dos que livros que acabei de ler, e acho que também o tempo nas redes sociais deve influenciar com tanta informação. Mas eu também estava lendo um livro atrás do outro sem respiro como se tivesse uma competição na minha cabeça, a pilha na mesa me deixava ansiosa porque eu achava que tinha que acabar "logo".

E qual é o problema se eu passar o ano todo para ler esses livros? Sério, gente, qual seria o problema de passar meses lendo alguns livros, respirando esses livros?

Então resolvi terminar com calma os livros que estou lendo e parar, deixar a vontade de ler outro livro realmente surgir. Outro exercício é também escrever um pouco das minhas percepções de leituras, já fiz resenhas, mas acho que sentia vontade de conversar mais intimamente sem o formato "resenha".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...