3.1.21

Mudanças no Instagram!

 Uma das questões que mais me aflinge como artista autonôma e agora compreendendo a produção de conteúdo como trabalho que pode ser remunerado é me impor quanto ao valor do meu serviço.


Uma obra de arte é também um serviço. Artistas, professores e produtores de conteúdo são de carne e osso e sonhos. Precisamos pagar contas, sonhamos em comprar coisas, em fazer viagens, tudo que qualquer trabalhador também precisa.

Me pergunto: qual o crime está envolvido em querer pagar suas contas com arte?
Todo mundo admira um artista que é hoje bem sucedido e vive de sua arte, e pagaria caríssimo pra um show ou ver uma palestra desse artista.

Mas quem apoia quem tá começando? E ai se um artista independente está buscando pelas redes sociais promover e vender sua arte ou cobrar por um tipo de conteúdo parece que está tirando vantagem em cima de algo.




Fico com a sensação de estar fazendo algo quase errado em organizar um clube de leitura e transformar isso em meu trabalho remunerado.

Durante 8 anos eu conciliei outros empregos com minha prática artística. Estou há 8 anos diariamente vivendo como artista, minha primeira peça foi feita do com próprio dinheiro, fizemos tudo com menos de 500 reais e o máximo que cobramos num ingresso foi 15. Nunca tivemos plateia cheia. Se eu ganhei 1000 reais em um ano com essa peça foi muito.

Quem não trabalha com arte e é artista, tira dinheiro de algum lugar. E muitas vezes em um trabalho que não gosta e que algumas vezes acaba matando sua criatividade. Em outras, não tendo tempo de se dedicar à arte porque precisa desse outro emprego para pagar as contas.

Não tem ninguém aqui querendo tirar vantagem porque cobra 40 reais num livro, ou elabora um clube de leitura pago para poder sobreviver como artista.

Somos críticos do capitalismo, isso não quer dizer querer passar fome! Acho que as pessoas confundem as coisas, só pode.

Por isso, volte e leia a frase da imagem que a Milena colocou tão genialmente na bio dela: trabalho por dinheiro, por amor eu faço carinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...