17.2.18

Desafios Literários 2018

Eita, mais um ano, mais desafios a não cumprir. O divertido é fazer as listas e conhecer livros novos, fazer planos de desenterrar aqueles que estão há muito tempo na estante, mas por mais metas e planos que a gente faça eu entendi que essa vida é muito imprevisível, então tudo não passa de uma tentativa. Esse ano na verdade vou seguir meio de longe esses desafios porque não tenho a maioria dos livros das categorias e já fiz minhas metas pessoais dos livros que pretendo ler que são em geral os livros que já tenho. Os desafios que irei tentar cumprir são o Desafio Lendo Mais Mulheres 2018 (organizado pela Mikaelly Andrade e pela Renata Arruda) e mais ou menos o Desafio Livrada 2018, porque as categorias me interessaram. Procurei escolher livros que servissem pros dois desafios, para ajudar a completar essa tarefa.

Categorias do Desafio Lendo Mais Mulheres 2018: 



01 - Livro de correspondências: Minhas Queridas, Clarice Lispector (ebook / bibliotecas) 

02 - Livro de contos - No Seu Pescoço, Chimamanda Ngozi Adichie (tenho)

03 - Livro de uma série - A amiga genial, Elena Ferrante (ebook)

04 - Livro de realismo fantástico - A casa dos Espíritos, Isabel Allende (biblioteca)

05 - Livro de uma autora negra brasileira - Tambores pra N'zinga - Nina Rizzi (ebook/lido)

06 - Livro indicado por uma amiga: O coração é um caçador solitário, Carson Mccullers (lendo - esse livro foi na verdade meu namorado que mais me indicou mas antes de me emprestar ele emprestou para uma amiga nossa que leu duas vezes! Então estou considerando uma indicação dela)

07 - Livro publicado no ano que você nasceu - 
Backlash - O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres - Susan Faludi 
(1991 / ebook/ aproveitando para ler sobre feminismo né, e esse livro está no Desafio Rory Gilmore que é algo que esse ano vou começar participar)

08 - Livro de sua autora favorita - A Viagem, Virginia Woolf (tenho / esse ano também vou ler mais livros da Virginia Woolf)

09 - Autora sul-americana: Sangue no olho, Lina Meruane (Chilena / ebook)

10 - Autora do leste asiático: O Conto da Deusa, Natsuo Kirino (Japão / ebook)

11 - Romance policial: ? (biblioteca)

12 - Diários: Diários de Sylvia Plath (único que vou comprar)


Vai ser um pouco difícil completar esse, pois a maioria só lerei em ebook (6), de biblioteca (2), 1 emprestado de alguém, e só 2 que já tenho e 1 ainda vou comprar mas deixo aqui pra divulgar.


Categorias do Desafio Livrada



Desses livros todos então, os que são meus:

  1. No Seu Pescoço, Chimamanda Ngozi Adichie (tenho)
  2. Grande Sertão Veredas - Guimaães Rosa
  3. Volto Semana que vem - Maria Pilla
  4. As Ondas - Virginia Woolf (The Waves, só tenho em inglês dentro de um volume único com 8 livros da autora)
  5. Contos D'Escárnio / Textos Grotescos - Hilda Hilst
  6. O Perseguidor - Julio Cortázar
  7. David Bowie (Cosac Naify)
  8. A Desumanização - VHM
Emprestados: 
  1. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury
  2. Mulheres negras do Brasil (biblioteca)
  3. O coração é um caçador solitário - Carson Mccullers
Ebook: 
  1. Tambores pra n'zinga - Nina Rizzi
  2. Backlash: O contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres - Susan Faludi
  3. Sangue no olho - Lina Meruane

Meu outro projeto: um autor ou autora de cada país, também tem o intuito de diminuir a pilha de não-lidos, escolhi mais 8 livros para isso. 


Esse post é mais para dar um apanhado geral para mim e para quem se interessar e se sentir motivado a ler mais os livros parados na estante através desses desafios literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...