5.3.21

Sobre quando eu pensei que fui recusada


Não ter muitos seguidores ou perdê-los te faz desanimar de continuar criando?

Acho que esse sentimento já deve ter passado na mente de todo criador de conteúdo.

Não lembro quando comecei a duvidar de que compartilhar sobre livros não valia a pena só porque eu não era "um perfil grande" ou não ganhava dinheiro ou livros de "graça".

Mas chegou esse dia, em que o simples prazer de escrever sobre um livro parecia sem sentido porque para mantê-lo eu precisava de uma bomba de ar que só era enchida com o aceite de editoras nas seleções de parcerias, ou com o crescente ganho de seguidores que validassem a qualidade do que faço. 

Chegou o dia em que meu compartilhar o que sinto e gosto precisava passar por um raio-x de qualidade ou não. 

Foi só esse ano, depois de 5 anos de Instagram, que consegui ser aceita na seleção de uma editora, que fiz meu primeiro publi e que vieram perfis me oferecer parcerias. 

Mas uma coisa eu entendi nesse percurso todo: eu não quero colocar minha autoestima na mão dessa lógica de números. Me recuso! E quando eu ver que estou caindo nisso, eu passo um tempo longe do instagram pra me reconectar comigo.

Não estou desprezando conseguir entrar nessa bolha, entenda, mas o maior publi que quero fazer é de mim mesma, ou seja, valorizar o meu conteúdo, meu livro e meus serviços porque eles são bons. 

Talvez meu perfil não seja o tipo que vai atrair milhares de seguidores e existe algo de errado nisso? Não existe. 

Muitos artistas construiram trajetórias incríveis quando foram recusados, e existe muita gente massa no mundo fazendo diferença na vida das pessoas que não estão nem no Instagram. Talvez a gente esteja querendo que nossa felicidade caiba numa ideia de sucesso que não é o que nos faz mesmo feliz.

Se eu não tivesse as recusas que tive, eu não teria espaço para pensar no que eu realmente quero. 

Existem parcerias que podem acontecer de forma muito mais autêntica e sensível, como foi o caso que tive esse ano com a @macabeia_edicoes que me enviou o livro da Danuza Leão, ou do grupo @fazia_poesia que me convidou para divulgar a oficina deles. 

Algumas rejeições servem para nos levar a lugares diferentes do que a maioria te indica, e não para te fazerem duvidar do seu valor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...