19.11.20

Narrativa Fisgante: Fique Comigo (Ayòbámi Adébáyò)

Fique comigo foi a leitura que mais me prendeu no ano, fazia tempo que eu não me sentia tão dentro de uma história ao ponto de realmente sofrer com personagens fictícios e querer bater em outros se eu encontrasse na rua. Por um lado, senti um alívio ao pensar ser tudo ficção, porque a vida Yéjide é plot twist atrás de plot twist.

Esse é o livro de estréia da nigeriana Ayòbámi Adébáyò e conta a história de Yéjide e Akin, um casal que dediciu ser monôgamico dentro de uma sociedade poligâmica e que não tiveram nenhum filho nos 3 anos de casado dentro de uma cultura que centraliza a função da mulher na maternidade. O fato de Yéjide não ter um filho praticamente anula a utilidade dela no casamento o que faz com que Akin o faça case com uma segunda esposa, mesmo tendo decidido pela monogamia com Yéjide. Essa nova situação chega a Yéjide inesperadamente o que desencadeia uma série de reviravoltas. 


Além disso, é de uma experiência riquíssima termos contato com literaturas africanas, que nos mostram outras formas de cultura ao mesmo tempo que temos uma geraçõa de escritores fenomenais que relacionam tradição e modernidade, com críticas socio-políticas em suas narrativas. 

Já fiz uma resenha no canal sobre o livro, mas vim só aqui deixar minha recomendação para ir lá conferir o vídeo. 




Se você estiver com alguma ressaca literária ou sem conseguir se prender a nenhum livro, esse com certeza não vai fazer você querer parar de ler. 


___________________________________________________________________________________

Se meu conteúdo é relevante para você, pense em me apoiar financeiramente pelo APOIA.SE: https://apoia.se/asvirgulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha: Seja homem (JJ Bola - Editora Dublinense)

Seja Homem é um livro que busca analisar a construção da masculinidade no patriarcado, discutindo como as práticas do que seria “ser um home...